quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pintura a aguarela


A aguarela distingue-se pela transparência de cores. Podes encontrá-las à venda em estado sólido (lápis ou pastilha), pastoso (tubos) e líquido (frascos). Usamos sempre para as dissolver a água, obtendo desse modo o tom de cor pretendido, que verificarás através de um papel de ensaio para experiência de cores e tons.
Para pintares a aguarela, usam-se papéis próprios que existem à venda.No entanto, podes utilizar também uma folha normal, desde que tenhamos previamente molhada e esticada.
Precisas de um suporte que pode ser uma prancheta de desenho (cartão prensado/platex) ou uma outra superfície lisa. Vais ainda necessitar de fita gomada de papel, água, esponja ou trincha limpas e aguarelas
O papel onde vais pintar deve ser mais pequeno que o suporte. Usa a fita gomada para fixares o papel bem esticado ao suporte. Verifica se o papel está o mais esticado possível, mas não é preciso que faça pressão. De seguida, espalhas a água em cima do papel com a ajuda da esponja ou trincha.Deverá ficar húmido, mas não encharcado. Se o papel for fino, será necessário molhar apenas um dos lados, se for grosso deves humedecer ambos. Deixa-o secar para que fique liso e pronto para iniciares o teu projecto artístico. A técnica do aguarela pode ser feita em papel seco ou húmido. Trabalhando com o papel húmido as cores espalham-se pela superfície e misturam-se. Enquanto que se trabalhares em papel seco, vais sobrepondo camadas de tinta, deixando secar cada camada. Assim vais obtendo tons mais escuros.
Atenção: começa sempre pelas cores claras, acrescentando depois as escuras. Não te esqueças que o branco na aguarela é o branco do papel, e por isso deves ter cuidado.

Nenhum comentário: